fbpx

Os diferentes tipos de soquetes para lâmpadas

O mundo da elétrica pode ser um tanto quanto complexo. Na hora de comprar uma luminária pode ser difícil distinguir qual lâmpada usar para se encaixar naquele soquete.

O soquete, também conhecido como bocal ou receptáculo, realiza a função de conectar a lâmpada ao sistema elétrico.

Neste artigo, vamos desvendar os códigos e conhecer melhor os diversos tipos de soquetes e lâmpadas existentes no mercado. Boa leitura!

 

Conheça os tipos de soquetes para lâmpadas

Ao se dirigir a uma loja para adquirir um soquete para lâmpada, o vendedor lhe mostra os diversos modelos disponíveis. E agora? Como saber qual é o correto?

Para saber qual o tipo de soquete que se encaixa em determinada lâmpada, é preciso ler o rótulo dela. Eles são classificados por códigos, de acordo com o tipo de lâmpada:

  • lâmpadas comuns: E;
  • lâmpadas dicroicas: GU, MR e GX;
  • lâmpadas tubulares: G ou soquete;

 

Veja quais são os tipos diferentes de lâmpadas

Depois de conhecer os diferentes tipos de soquetes, vamos entender como é a classificação das lâmpadas:

Lâmpada do tipo pino

Nas lâmpadas do tipo pino são usados os modelos de soquete GU10 e GU5.3. Por possuir pinos mais grossos, o modelo GU10 é indicado para lâmpadas que trabalham em tensões de rede 127V, 220V ou bivolt.

Já o modelo GU5.3 possui pinos mais finos e é indicado para lâmpadas onde a tensão fica em 12V.

Lâmpada do tipo rosca

Para utilizar a lâmpada do tipo rosca, os soquetes indicados são o E14 e o E27, sendo o E27 o mais comum de uso no nosso dia a dia. Sabe por que eles iniciam com a letra E? Esta é uma referência ao inventor da lâmpada, Thomas Edison. Já os números 14 e 27 se referem ao diâmetro da base de encaixe, ou seja, 14 mm e 27 mm.

Lâmpada tubular

No caso da lâmpada tubular, os tipos de soquetes G5 e G13 servem para alimentar as lâmpadas T5 (de 16mm) e T8 (de 26mm), respectivamente.

Na grande maioria dos casos, a lâmpada tubular utiliza dois soquetes, um em cada ponta, por isso é importante conferir antes de sair às compras.

Lâmpada Halopin

As lâmpadas Halopin são bem pequenas e geralmente utilizadas para decoração. Os tipos de soquetes utilizados são o G4, G9 (mais comum) e G14. Eles são bem pequenos e encaixam com facilidade nas lâmpadas Halopin de dois pinos.

 

Você sabe qual a função do driver?

Driver é o nome dado à fonte que irá passar a corrente elétrica da rede para a lâmpada. Ele é responsável por transformar a tensão da rede que é 127V (ou 220V) para 12V (ou 24V).

Os drivers são bastante utilizados para ligação de fitas de LED, pois a grande maioria opera em baixa tensão. Havendo necessidade, é possível encontrar drivers no mercado que também operam em tensão de rede.

 

Precisando de material elétrico? Vem que na ANDRA tem!

Se você está construindo, reformando ou apenas precisa trocar aquela lâmpada antiga que queimou, passe nas Lojas ANDRA.

Aqui você encontra tudo o que precisa em material elétrico. Se preferir, você pode comprar do conforto da sua casa através do nosso canal de vendas.

Conheça onde estão localizadas as Lojas ANDRA e os telefones em nosso site.