fbpx

Carros elétricos: benefícios e principais dúvidas

Apesar de ainda distante da realidade de muitos brasileiros, os carros elétricos vem ganhando cada vez mais espaço no país, com o aumento de vendas em 66,5% no ano de 2020 (dados da ABVE – Associação Brasileira do Veículo Elétrico) e perspectivas de um grande aumento de veículos nos próximos anos.

O preço ainda elevado se dá pela recente tecnologia adotada para a fabricação dos carros, principalmente das baterias, porém com o avanço dos recursos e a maior escala de produção com o aumento da demanda, a tendência é que os preços fiquem cada vez mais competitivos.

Ainda sem saber se o carro elétrico é uma boa opção? Confira as principais dúvidas:

1- O carro elétrico só pode ser carregado na rua?

Não! Eles podem ser carregados em casa e a maioria dos carros já vem com carregador próprio, que pode ser instalado na rede elétrica.

2- A manutenção é cara?

Não! Apesar de um maior preço na hora da compra, a manutenção é mais em conta do que de um carro a combustão, já que possuem menos peças. Muitos itens frequentes de manutenção dos carro a combustão, como óleo lubrificante, embreagem e velas de ignição não existem nos carros elétricos.

3- A bateria fica viciada com o tempo?

Não! A tecnologia da bateria usada faz com que haja uma compensação em seus módulos quando apresente algum defeito, equilibrando a carga e não prejudicando o funcionamento do veículo. Além disso a garantia dos fabricantes costumam ser bem grandes.

4- O carro elétrico pode dar choque?

Não! Todos os componentes elétricos ficam bem isolados. Por isso não há problema de choque e nem em tomar chuva.

5- Os carros elétricos são mais eficientes que os a combustão?

Sim! Para percorrer 100 Km, por exemplo, os carros elétricos consomem por volta de 20 KWh, enquanto os carros a combustão usam em média 10 litros. Comparando o valor do Kwh e o preço da gasolina, o custo do carro elétrico costuma ser muito melhor.

6- O ar-condicionado e rádio irão consumir mais bateria?

Não! O consumo na verdade é mínimo pois o funcionamento destes itens é através de uma bateria de 12V, que é alimentada pela bateria principal do veículo.

 

Vale lembrar que uma das grandes vantagens dos carros elétricos é a não emissão de poluentes ao meio ambiente, sendo uma boa alternativa do ponto de vista ecológico. Enquanto o motor de um veículo a combustão emite monóxido e dióxido de carbono, dióxido de enxofre e fuligem, o motor elétrico não emite nenhum gás ou poluente.

 


Na ANDRA você encontra uma ampla variedade de produtos em meio a um catálogo com mais de 45.000 itens à pronta entrega.

Consulte um dos nossos canais de vendas! Pensou em bons negócios? Vem que na ANDRA tem!

Siga nossas mídias sociais: FacebookInstagramLinkedInYouTube e Twitter.