fbpx

Mitos e verdades sobre economia com a energia elétrica

Nos dias de hoje, onde somos cada vez mais dependentes da energia elétrica, é importante adquirirmos o hábito da economia, não só para diminuir os custos como para evitar o desperdício. Você já se deparou com alguma dúvida sobre consumo de energia elétrica? Confira alguns mitos e verdades abaixo.

  1. O chuveiro elétrico é o vilão da conta de luz. DEPENDE! Chuveiros elétricos consomem bastante eletricidade, principalmente os de maior potência, porém por um curto tempo. Se o banho for rápido e no modo “verão” dificilmente ele será um vilão. Já em banhos demorados e principalmente no modo “inverno”, pode sim ser um problema para a conta de luz.
  1. Aparelhos 220V gastam menos energia que os de 110V. MITO! Não há grande diferença de consumo entre aparelhos de 220V e 110V. O benefício do 220V está em ser uma instalação mais segura e os aparelhos terem melhor desempenho. Lembrando que não se deve ligar aparelhos 110V em instalações 220V e nem o inverso.
  1. Manter os eletrônicos plugados na tomada, em “stand by“, consome energia. VERDADE! Apesar do consumo individual não ser muito alto, pode se transformar em um consumo significante se forem muitos aparelhos plugados.
  1. É mais econômico passar algumas peças de roupa por dia do que passar tudo de uma vez. MITO! O maior gasto de energia com o ferro de passar é causado quando ele está aquecendo, por isso é melhor juntar a roupa por 1 semana, por exemplo, para passar de uma vez.
  1. Colocar roupa para secar na grade atrás da geladeira aumenta o consumo de luz. VERDADE! As grades precisam estar desobstruídas para dissipar o calor e quando estão obstruídas há uma sobrecarga no eletrodoméstico, aumentando o consumo. O mesmo ocorre se as grades estiverem muito sujas.
  1. Ar-condicionado em temperatura ambiente consome menos energia. VERDADE! Deixá-lo com a temperatura em 23°C ou acima pode reduzir em até 50% o consumo, já que o aparelho fará menos “esforço” para chegar na temperatura correta.

 


Na ANDRA você encontra uma ampla variedade de produtos em meio a um catálogo com mais de 45.000 itens à pronta entrega.

Consulte um dos nossos canais de vendas! Pensou em bons negócios? Vem que na ANDRA tem!

Siga nossas mídias sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube e Twitter.