fbpx

5 cuidados com a instalação elétrica no inverno

Quando as estações mais frias do ano chegam, é muito comum a utilização de equipamentos elétricos para que a nossa casa se torne um ambiente mais acolhedor e aconchegante.

Para isso, utilizamos diversos equipamentos potentes, como: chuveiros, torneiras elétricas, aquecedores, entre outros.

No entanto, é preciso ter alguns cuidados com a carga elétrica, visto que, se as instalações não estiverem adequadas, a fiação pode aquecer e causar um grave incêndio.

Vamos conferir alguns cuidados com as instalações elétricas no inverno? Continue conosco!

 

1. Faça uma revisão da instalação elétrica: um dos principais cuidados com as instalações elétricas no inverno

Com o passar do tempo, vamos adquirindo novos equipamentos elétricos. Porém, muitas vezes, não adequamos à estrutura e instalação da casa.

Por isso, principalmente se a sua casa não é nova, é importante fazer uma revisão da instalação elétrica para conferir se ela tem a estrutura adequada para comportar todos os equipamentos atuais.

2. Não deixe de lado as manutenções periódicas

As instalações elétricas sofrem desgaste com o tempo. Por isso, é essencial realizar manutenções periódicas para conferir se não há nenhum fio ou dispositivo comprometidos.

Afinal, os fios descascados são mais comuns do que você imagina (e podem causar acidentes). Então, o ideal é contratar um profissional qualificado e experiente no assunto para fazer uma revisão do projeto elétrico.

3. Evite o uso de extensores e adaptadores

Não utilize extensores e adaptadores, pois eles podem sobrecarregar os pontos de eletricidade e causar graves acidentes.

Afinal, conectar muitos dispositivos na mesma tomada pode gerar curto-circuito. Então, evite ao máximo utilizar esses equipamentos e, se realmente for necessário, invista somente em materiais de alta qualidade.

4. Priorize a segurança em todos os momentos

A segurança precisa vir sempre em primeiro lugar. Além disso, eletricidade é um assunto muito sério.

Então, vale ressaltar que sempre que você for realizar qualquer conserto elétrico, é preciso desligar o circuito geral da residência — mesmo se você for realizar algo simples, como trocar uma lâmpada.

Além disso, não mexa nas instalações elétricas da sua residência se você não tiver total conhecimento e domínio do assunto.

Assim, o ideal é sempre chamar um eletricista da sua confiança para realizar a troca e/ou adaptação da rede elétrica.

Outra questão que envolve a segurança e que vale a pena citar é o cuidado com as crianças.

Afinal, a infância é uma fase que gera curiosidade, então, proteja todas as tomadas da casa e tenha cuidado ao deixar um aquecedor elétrico (ou qualquer outro equipamento elétrico) ao seu alcance.

5. Invista somente em equipamentos certificados

Na hora de comprar equipamentos para a sua casa, é importante conferir a certificação desses produtos.

Todos eles precisam ser certificados pelo INMETRO, pois é uma forma inteligente de atestar a qualidade e segurança dos produtos.

Além disso, siga as recomendações do fabricante com relação à instalação e ao uso desses equipamentos — sempre leia o manual.

Você gostou de conferir os principais cuidados com a instalação elétrica no inverno?

Se você quer comprar um chuveiro elétrico novo e potente, além de todo o material elétrico necessário para a sua instalação, venha para a ANDRA!

Você pode comprar on-line pelo nosso canal de vendas ou, se preferir, encontrar a loja ANDRA mais perto de você.